Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RESPEITO A MARINA

Marina Silva deu algo de bom, de valiosamente diferente, nesta eleição. Ex-ministra do Meio-Ambiente do governo Lula, e ex-petista, não transigiu, seja com o governo, seja com a oposição previamente estabelecida. Questionou, acima de tudo, o discurso comum aos nossos políticos de carreira: seu comprometimento consigo próprios, em detrimento dos interesses do eleitorado/população. Pôs o dedo na ferida, e manifestou, com simplicidade, um outro modo possível, mais sóbrio e consciente, de fazer política.

Não estou querendo antecipar, com isto, uma eficiência concretizadora que ela ainda não nos pôde demonstrar. Mas o começo foi digno de atenção – uma mulher simples e persistente, buscadora estóica de formação e preparo intelectual para alargar e aprofundar sua visão do mundo e dos seres humanos, em firme e determinada defesa de alguns princípios essenciais à dignidade social e individual. Nada ‘faraônico’ ou ‘triunfal’, mas com uma vontade subentendida de ser realista – e, portanto, efetivamente comprometida com a execução dos projetos propostos.

Sua força não parece ter vindo da gesticulação política corrente, cheia de mãos e vozes especialmente postas para os refletores... Nenhum excesso sensorial caracterizou sua habilidade de se fazer notar e ouvir. Sua força veio de sua verdade, de uma integridade serena que pareceu bastar aos interlocutores que a observavam. De modo geral, não revelou especial preocupação em mostrar seu ‘brilho’ ou o quanto ‘não fica nada a dever a estes ou aqueles’ por ter vencido seus desafios, superado suas dificuldades...: enfim, dona de uma auto-confiança pacificadora, e não revanchista ou belicosa...

Com uma votação surpreendente, Marina nos diz a que veio. E nos diz com respeito à sua cidadania e à nossa. Não tratou os eleitores como fantoches, nem como se só tivessem estômago; não se fundou como mãe ou pai de quem quer que fosse, mas nos conclamou a compor um nós participativo e responsável, digno do que faz o verdadeiro espírito democrático.

Parabéns, Marina Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário