Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Por que este blog se chama 'humanidade azul'

Há alguns anos, depois de ter efetuado algumas mudanças fundamentais em minha vida, comecei a escrever um grande grupo de poemas, cuja característica essencial era a aceitação menos resistida de medos, dores, impotências e fraquezas. Foi a forma que encontrei de entrar em contacto com a possibilidade mais carinhosa e produtiva de lidar com meus insucessos – passados e futuros - ou seja, também aqueles que ainda viriam, muitos, no decorrer da vida.

Até então, como um grande número de pessoas, não cabiam vulnerabilidades no perfil que eu desejava mostrar aos outros...; até então, eu fôra decididíssima, e fantasticamente certa de qual seria minha rota existencial até minutos antes da minha morte...(!!). Tudo estava impecavelmente planejado.

Num desses poemas, encontrei minha disposição de aceitar viver na Terra exatamente como ela era, sem idealizações: um planeta ocupando seu lugar no cosmo gigante, que, observado do espaço, é azul... Aí, onde uma coisa chamada vida inadvertidamente aconteceu, com suas milhares de outras cores, e não menos contradições...

Nesse poema, aparece o termo humanidade azul, a me lembrar que, acima das dores específicas pelas quais pode passar cada indivíduo, para além das frustrações consigo mesmo e com o mundo à volta, há uma liga, afinal, um contacto unificador com o Universo onde a própria Terra se abriga. Debaixo do azul, estamos todos nós - unos no diverso (=universo), diversos em um mesmo 'lugar' (universo, ainda): estamos 'fadados' a viver/experimentar nossa diversidade junto com a diversidade dos outros... Nossa presença mútua é um fato consumado...

Humanidade azul acabou surgindo naturalmente como 'tema geral' de meu blog, o fio condutor e unificador de quaisquer idéias que aqui se venha expor ou discutir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário